quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vila Aliança Bangu


Rua Progresso Vila Aliança Bangu


 Vila Aliança é um bairro não-oficial da cidade do Rio de Janeiro, que oficialmente faz parte de Bangu. Devido a circunstâncias históricas e culturais, Fica localizado entre os bairros de Senador Camará e Bangu, na Zona Oeste do Rio De Janeiro. Da Zona Sul para Zona Oeste a Vila Aliança em Bangu, representando o Morro Do Pasmado no Bairro de Botafogo Zona Sul do Rio De Janeiro.
Vila Aliança em Bangu


História
Era 1902, e o engenheiro Pereira Passos assumia a Prefeitura do Rio de Janeiro, com o objetivo de acabar com a cidade infecta de tudo. Com isso, foi empurrando a população das encostas para a zona portuária e outras localidades que ainda não preocupavam. Anos mais tarde, em 1961, o presidente americano John Kennedy, dando seguimento à urbanização da cidade, idealiza a ALIANÇA PARA O PROGRESSO, projeto de cooperação técnica e financeira com países da América Latina com a clara intenção de impedir que revoluções como a cubana se espalhassem. No Rio de Janeiro, o governo Carlos Lacerda utilizou esse apoio para criar três Sub-bairro: Vila Aliança e Vila Kennedy em Bangu , Cidade de Deus, em Jacarepaguá, que hoje em dia é um bairro desmembrado de Jacarepaguá, que agora responder como um bairro oficial. retirando as famílias do Morro do Pasmado no bairro de Botafogo, do Pinto e do Esqueleto, onde foi erguida a Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, no bairro do Maracanãcom, a promessa de que seus filhos teriam vaga garantida, o que não ocorreu. Na Vila Aliança a maioria do moradores vieram da favela extinta do Morro do Pasmado. No dia da remoção, bom parte dos moradores não queria sair do Morro do Pasmado, eles ficaram ate o fim, na hora da derrubadas e incendiados dos barracos tinha uma multidão na rua, foi aquela tristeza e a fumaça preta subindo, A maioria dos moradores foram então removidos para Vila Aliança em Bangu. Em 20 de janeiro, dia do padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1964, foi fundada o Sub-bairro de Bangu a Vila Aliança pelo então governador Carlos Lacerda. O nome Vila Aliança, foi uma homenagem ao nome do progeta Aliança para o Progresso , é tenbém porque ia faz uma aliança com a Vila Kennedy no mesmo bairro , Bangu. A Vila Aliança foi construídas com padrões arquitetônicos internacionais, com ruas amplas que mais pareciam grandes avenidas e ruas estreitas com características de vilas que integrariam a vizinhança, tudo com auxilio técnico ao operário e a pequena indústria visando fomentar o desenvolvimento econômico e social. em 1892, do ramal ferroviário de Santa Cruz. Com isto, deslanchou-se firmemente um processo de urbanização que levou ao desenvolvimento da Vila Aliança, Vila Kennedy no bairo de Bangu, Padre Miguel e Senador Camará.
A Vila Aliança em Bangu nasceram assim.

 Morro do Pasmado, em 1959, antes da remoção de 1964 que expulsou os moradores do localhhb-Vila Aliança

Morro do Pasmado


Moradores
A vila Aliança recebeu os moradores do Morro do Pasmado, no bairro de Botafogo, os moradores da extinta favela do esqueleto, onde foi erguida a Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, no bairro do Maracanã, e uma pequena parte da Ladeira dos Tabajara no bairro de Copacabana .

A Vila Aliança Não e Favela

É considerado por muitos como uma favela. A Imprensa qualificou a Vila Aliança como uma Favela ainda que seja totalmente urbanizado a Vila Aliança não é uma Favela é um bairro não oficial que faz parte de Bangu. O sub-bairro está compreendido entre a Rua Progresso (Atual Farmacêutico), Antenor Correia e a Estrada do Taquaral. Outras localidades, como as comunidades(favelas) de Nova Aliança, Caminho do Lúcio, Minha Deusa, Mangueiral. outra localidades também como o Conjunto Moça Bonita, Conjunto Taquaral, e o Bairro Araújo , apesar de estarem nas vizinhanças, não fazem parte da Vila Aliança.
A Vila possui também pessoas com boas condições financeiras.

Na Vila Aliança

Na Vila Aliança, os nomes das ruas são nomes de profissões, em homenagem ao trabalhador brasileiro.

No Samba

O bairro é berço Do bloco carnavalesco G.R.E.S.,G.R.B.C.Boêmios de Vila Aliança que ja chegou a desfilar no grupo de acesso do carnaval.

A escola sempre vinha disputando na categoria bloco carnavalesco obtendo boas classificações. se inscreveu-se na AESCRJ para disputar o grupo de acesso desfile angus anos no acesso. Infelizmente o Boêmio Da Vila Aliança acabou depois de uma administração (do último presidente) terrível, que dilapidou o patrimônio do Boêmio. tentaram voltar com o Boêmio, mas pela dívida é o desfalque que a última administração deixou junto a Liesa, certamente decreta o fim perpétuo do Boêmio Da Vila Aliança. 2011 O Recomeço Hoje em dia o Boêmio volto a ser um bloco carnavalesco que so desfila nas ruas do seu bairro Vila Aliança em Bangu, sonhado a volta ser grande novamente para ir desfila na A.V Rio Branco.


antigamente Vila Aliança


 Início das obras do Conjunto Industrial da Vila Aliança Bangu


O bairro foi berço
E berço de nascimento do grupo Mistura Fina.E também berço Do grupo De Caipira Show Da Progresso.Além deste, outras, atividades culturais do bairro foram a "blecota", o "frevo mulher", a festa junina da Praça do Aviador.

Vila Aliança de Bangu

Rua Progresso Vila Aliança

Vila Aliança


Rua Progresso
Rua Progresso (Atual Farmacêutico), A Pioneira mais Tradicional mais famosa Rua da Vila Aliança. A Rua Farmacêutico ou simplemente Progresso como é mais conhecida, a Rua esta localizado no Sub-Bairro de Bangu na Vila Aliança ela começa na Dr. Augusto Figueiredo e vai ate a Estrada do Taquaral. A rua Progresso e a primeira Rua da Vila Aliança também umas das principal ruas. A Progresso foi construída com o'propósito de ser uma avenidade da vila Aliança, mais nunca foi ativada para ser uma avenida. A Progresso era Antigamente considerada a Rua e Bangu que mais tinha árvores.
Na década de 70, 80 ,90 foi considerado pela crítica como a melhor rua da Vila Aliança. a rua era muito famosa, quase todo mundo queria mora la, praticamente a rua Progresso era um lugar de lazer no final de semana, onde que os moradores e também frequentadores se reunia para jogar Bola, queimado ,volei e baralho e outra coisas mais. No começo da última década a rua Progresso tinha ainda esse todos petijor.
A Progesso é muito Festeira conhecida pelas suas Festas de Caipira ,Dia Das Criança , Natal e Outra festas mais. A rua foi berço Do grupo De Caipira Show Da Progresso.

A Destruição da Progresso

Quando o trafico de drogas começo a emigrar na Progresso, tomano conta da rua Progresso todo, assim destruído todas os seu patrimônios e todas sua Tradição.
A Progresso entrou em decadência total, a rua ficou uma bagunça , a porta ficou uma emudise, assim destruindo o corrimão do valão, barracos na beira do valão . as esquinas começara acomola lixo, pouco pouco a Progresso foi ficando suja. A realidade da rua ja era outra, aquele moradores que tinha tato orgulhor de mora na melhor rua da Vila Aliança, Ja não tenha mais esse orgulho todo. A rua ficou muito violenta, fazendo que muitos moradores se mudase.

muito moradores aracara as árvores porque as braçosa esta constante na sua portas, a Progresso perdeu seu todos prestígio da rua de Bangu que mais tinha árvores. A rua fico menos frequentada muitas pessoas ja tinha medo da Progresso, tinha medo de passa la na rua.
2007,2008 e 2009, Foi os piores momento da Historia da Progresso quando chegava a noite uma parte da rua ficava no escuro, muitos moradores que ficava na rua até tarde agora não fica mais.
Varias vezes a Progresso foi pouco e cenário de conforto de guerra do trafico de dogas.
Hoje em dia a Progresso não e mais considerado como a melhor rua da Vila Aliança, A rua esta em decadência, O tempo passou e a Progresso fico no fundo do poço, Nunca mais vai voltar a ser o que era ante .
Assim foi a destruição da melhor rua da Vila Aliança. Rua Progresso (Atual Farmacêutico),


 Rua Progresso (Atual Farmacêutico),
 Rua Progresso (Atual Farmacêutico) Vila Aliança Bangu


Vizinhança da Vila Aliança

Bairros limítrofes



Vila Aliança

Marcelo D2 foi o pioneiro em misturar hip hop com samba,Musica Saudação às Favelas.

Musicas em homenagem a Vila Aliança

Musicas
E outra muitos samba e rap e funk .

Política

No bairro os políticos Carlos Santana, Adilson Pires e Marcelino de Almeida. Já foi também influente no lugar ex-deputado estadual André Luiz.

Escolas Públicas da Vila Aliança

Escola Municipal Marieta da Cunha da Silva Rua do Desenhista,s/n Vila Aliança-Bangu
Escola Municipal Rubem Berta Rua do Magistrado,s/n Vila Aliança-Bangu
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário